Etiquetagem de mercadorías perigosas

 

Se a etiquetagem é essencial em qualquer produto, ainda mais no caso das chamadas mercadorias perigosas. A etiqueta contém as informações necessárias para saber como manuseá-los, quais os cuidados que devem ser tomados no seu transporte e armazenamento e os detalhes sobre sua origem e destino. Em suma, fornece todos os dados que qualquer um dos agentes envolvidos na cadeia de abastecimento deve conhecer, o que é uma garantia de minimização de riscos.

etiquetagem-substâncias-perigosas-bicolor

 

 

Existem nove divisões principais entre as mercadorias perigosas, algumas das quais distinguem subcategorias de produtos:

 

1.- Materiais e objetos explosivos: são divididos em seis classes, todas com etiqueta laranja. Como o nome indica, inclui todos os produtos que podem explodir durante o manuseio.

 

2.- Gases: nesta categoria, encontramos gases inflamáveis ​​em contato com o calor (etiqueta vermelha), inflamáveis ​​não tóxicos (etiqueta verde) e gases tóxicos (a etiqueta contém uma caveira preta sobre fundo branco).

 

3.- Materiais líquidos inflamáveis: possuem uma etiqueta vermelha.

 

4.- Sólidos inflamáveis ​​e substâncias que podem entrar em combustão espontânea: esta categoria inclui sólidos inflamáveis ​​(rótulo com listras verticais brancas e vermelhas), substâncias com risco de combustão espontânea (rótulo dividido em uma metade branca e outra vermelha) e aqueles que podem inflamar quando em contato com a água (etiqueta azul).

 

5.- Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos: as substâncias oxidantes possuem um rótulo amarelo com uma chama dentro de um círculo na parte superior, enquanto para os peróxidos orgânicos o rótulo é vermelho.

 

6.- Substâncias tóxicas e infecciosas: são divididas em substâncias tóxicas que são letais em caso de ingestão (marcadas com uma caveira sobre fundo branco) e infecciosas (em vez de um crânio, aparecem no rótulo três luas sobrepostas).

 

7.- Substâncias radioativas: o rótulo indica se a radioatividade é do tipo I, II ou III.

 

8.- Substâncias corrosivas: os recipientes deste tipo de substâncias devem ser marcados com um pictograma branco na parte superior e preto na parte inferior. Na parte superior, inclui o ícone de dois tubos de ensaio que deitam o seu conteúdo sobre uma mão e sobre uma superfície.

 

9.- Substâncias com perigos diversos: esta categoria inclui as restantes substâncias perigosas, que são marcadas com uma etiqueta branca (com faixas pretas verticais na parte superior).

 

Todas essas etiquetas são acompanhadas do número correspondente ao tipo de mercadoria perigosa e sua subcategoria.

 

Regulamentos REACH-CLP

Desde janeiro de 2009, mercadorias consideradas perigosas estão sujeitas na União Europeia ao cumprimento do Regulamento CLP, sobre classificação, etiquetagem e embalagem de substâncias e misturas. Este regulamento inclui os critérios internacionais do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).

 

Além disso, esses tipos de substâncias devem estar em conformidade com a legislação REACH, vinculada à anterior, que é responsável pelo registro, avaliação, autorização e restrição de substâncias e preparações químicas. Os fabricantes e importadores são obrigados a informar sobre as propriedades físico-químicas e os efeitos sobre o meio ambiente e a saúde de seus produtos.

 

Assim, além da classificação nas nove classes de mercadorias perigosas, as etiquetas devem conter informações como:

 

  • Os dados de contato do fornecedor.

  • A quantidade da substância ou mistura contida no recipiente.

  • El identificador de producto, el mismo que aparezca en la Ficha de Datos de Seguridad.

  • Pictogramas de perigo de duas cores (vermelho e preto).

  • A palavra de sinalização correspondente (perigo ou atenção).

  • Indicadores de perigo, quando a substância ou mistura é classificada como perigosa.

  • Dicas de precaução.

  • Informações complementares sobre propriedades físicas, efeitos na saúde ou regras específicas de embalagem.

 

regulamentação-alcance-clp-etiquetagem-produtos-perigosos

                Rodapé da imagem: Fonte

 

O Regulamento CLP também estabelece as características físicas das etiquetas: dimensões em função da capacidade do recipiente, layout e tamanho de cada elemento.

 

 

 

 

Deseja identificar mercadorias perigosas?

Solicite informações

 

 

 

Impressoras UBS, a melhor solução

Para atender às necessidades de máxima precisão exigidas na marcação, codificação e etiquetagem de mercadorias consideradas perigosas, a UBS possui o equipamento de impressão que oferece as melhores garantias, projetado para fácil integração em qualquer linha de produção.

 máquina-impressão-duas-cores-produtos-perigosos
 
 
 
 

 

Nossas impressoras a jato de tinta de alta resolução APLINK MRX Bicolor são especialmente adequadas para imprimir pictogramas e textos de acordo com os regulamentos REACH-CLP. Suas duas cabeças de impressão, com duas fontes de tinta, permitem reproduzir imagens, prazos de validade e todo tipo de código de barras 100% legível e compatível com os padrões GS1 para embalagens secundárias.

 

 

Achou interesante? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

Quais tintas os equipamentos UBS usam? - Tudo sobre tintas ECO

Eco-friendly, eco-solvente, tintas à base de plantas... Qual a diferença e o que a UBS utiliza em seus equipamentos? Vamos te explicar abaixo.

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.