Opinião impopular: plástico é necessário

A importância do plástico na indústria de embalagens

O plástico é um material essencial na atividade industrial. Devido à sua relação peso-resistência-preço e devido às suas qualidades para proteger e conservar produtos de todos os tipos, o setor de embalagens é insubstituível, especialmente se nos referirmos a embalagens primárias. Também possui inúmeras aplicações como elemento de proteção no resto da cadeia de suprimentos.

 

Erradicar o plástico resolveria, sem dúvida, um sério problema ambiental. No entanto, agravaria outro: o desperdício de alimentos. Segundo a PlasticsEurope, na Europa essa questão já é tratada como um problema e apenas 3% da produção está estragada. Nos países em desenvolvimento, onde as embalagens plásticas não são tão comuns, estamos falando de 40%.

 


 
codificação-inkjet-batch-coders-caducidade-frascos-plástico

codificador-data-expiração-pistachio-pacote



impressão-direta-lote-embalagem-plástica

 

etiquetadora-bandeja-máquina-alimentadora-de-plástico

 

 


No entanto, é inegável que existe um problema muito importante no nível global relacionado à geração de resíduos, tanto na produção quanto no consumo de resíduos plásticos. De acordo com dados coletados pela Euromonitor International, entre 2004 e 2018, os produtos embalados aumentaram de 2,5 trilhões de unidades para mais de 3,6 trilhões, e o peso do plástico nas embalagens cresceu de 57 para 64%. A previsão é que o consumo de embalagens continue aumentando nos próximos anos, ainda mais levando-se em conta a aceleração do comércio online causada pela pandemia coronavírus.

Medidas para alcançar plásticos mais sustentáveis

Então, o plástico é imperdível, mas há um problema de geração de resíduos. É evidente que a reciclagem, o reaproveitamento e os materiais sustentáveis devem ser apostados. Plásticos biodegradáveis estão ganhando presença, e cada vez mais empresas estão avançando no caminho da economia circular.

 

A Estratégia Europeia para plásticos em uma economia circular reconhece os benefícios dos plásticos, e está conduzindo medidas para mudar um modelo de produção que minimize o desperdício e aumente a inovação para alcançar a máxima produtividade de cada unidade de matérias-primas, ou seja, mantê-lo no circuito econômico pelo maior tempo possível.

símbolo-economia-circular-indústria


Cada milhão de toneladas de plástico reciclado equivale, em termos de redução das emissões de CO2, um milhão a menos de carros dirigindo nas estradas. A fim de reduzir a poluição, especialmente dos mares, a Diretiva Europeia de plásticos de uso único vem proibindo a fabricação de produtos plásticos descartáveis para os quais existem alternativas este ano. A União Europeia estabeleceu o desafio de alcançar a recuperação de 90% das garrafas plásticas, que devem ter um teor mínimo reciclado de 25% até 2025 e 30% até 2030.

 

 

 

 

Deseja saber mais sobre a codificação em recipientes de plástico?

Visite esta seção

 

 

 

 

 

O que significa biodegradável?

Embora todos os materiais sejam biodegradáveis, a capacidade de biodegradação da natureza é muito menor do que a taxa em que fabricamos e rejeitamos todos os tipos de produtos. Quando falamos em biodegradabilidade, aplicada ao setor industrial, queremos dizer materiais que não precisam de centenas ou milhares de anos para serem reintegrados ao ambiente natural, e que também o fazem sem contaminá-lo.

 tipo-de-logotipo-de-plástico-biodegradável

 

Biodegradabilidade é a capacidade de materiais e substâncias de se dividir em elementos químicos mais simples pela ação de microrganismos e condições climáticas. No entanto, o que define um determinado componente a ser reintegrável sem alterar o meio é a compostabilidade.

Um material é compostável quando degradado pela ação de microrganismos, que, a partir dele, produzem CO2, água, compostos inorgânicos e biomassa. Além disso, não deve gerar fragmentos com duração superior a doze semanas no meio, ou conter metais pesados ou toxinas, e deve permitir o crescimento de organismos vegetais.

 

Ou seja, nem todos os materiais biodegradáveis são compostáveis, e obviamente para aproveitar essa qualidade, eles devem ser tratados adequadamente. No caso dos plásticos, nas fábricas de compostagem industrial.

 

O que são plásticos biodegradáveis compostáveis?

Os plásticos biodegradáveis são classificados em plásticos sintéticos e à base de plantas chamados bioplásticos. Entre os segundos, encontramos:

 

  • O ácido polilático (PLA): é produzido a partir do ácido láctico de matérias-primas 100% renováveis, e é utilizado na fabricação de embalagens de alimentos.

  • Polihidroxialcanoatos (PHA): se consegue através da fermentação bacteriana de matérias-primas vegetais, e é usado principalmente para fabricar plugues e sacos.

  • Bioplásticos do amido: eles são solúveis em água, não muito resistentes e se degradam rapidamente.

  • Bioplásticos de celulose: são utilizados na fabricação de etiquetas e plugues, pois são rígidos e resistentes.

 

 

Qual é a vida útil dos plásticos biodegradáveis?

O prazo de validade dos plásticos biodegradáveis é de cerca de 18 meses. A partir desse momento, eles começam a se degradar, e o tempo que leva para se desintegrar completamente varia entre um e três anos ou mais.

 

Para facilitar o processo de reciclagem, é melhor trabalhar com produtos monomateriais. A combinação de vários plásticos complica sua recuperação, pois cada componente geralmente requer um tratamento específico.

 

Para que a atividade industrial seja sustentável, não basta escolher bioplásticos ou plásticos reciclados na fabricação de embalagens. Também é necessário levar em conta todos os processos associados, como eficiência energética, geração de resíduos, otimização das linhas de produção, incluindo, é claro, a codificação, marcação e rotulagem das mercadorias.

 

Um aspecto que normalmente não é levado em conta é a composição das tintas com as quais a embalagem está marcada. Se a tinta não for biodegradável e não estiver livre de componentes tóxicos, o processo de reciclagem será muito mais complicado.

 


É por isso que na UBS fabricamos tintas para nossos equipamentos de impressão ambientalmente corretos, certificados por órgãos reguladores internacionais. Eles estão livres de Componentes Orgânicos Voláteis (2Vs), resinas pirrolidone, fotoinicianos ITX e outras substâncias tóxicas.

tipologias-tintas-respeitoso-ambiente

A sustentabilidade é fundamental, e depende de nós. Em nossa mão é receber uma cultura sustentável, não apenas em nossa atividade direta, mastambém voltando-separa fornecedores conscientes com os quais cuidar do planeta e, ao mesmo tempo, garantir os melhores resultados de qualidade.

 

Opinião impopular: plástico é necessário. O problema, ou a solução, está na gestão que fazemos dele

 

 

 

 

Você achou interessante? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Sucesso da codificação: A grande importância do serviço técnico de qualidade

Nosso serviço técnico é um dos ativos mais valiosos do UBS, neste artigo explicamos o porquê.

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.