Soluções de impressão para produtos sujeitos a esterilização

Em uma situação de pandemia como a que vivemos, as medidas de prevenção devem ser extremas, e isso inclui produtos de consumo. A esterilização de todas as mercadorias destinadas ao consumo humano, seja alimentos, produtos farmacêuticos ou de saúde, é vital.

 

Por se tratarem de mercadorias, devem também cumprir as normas de codificação e marcação, de forma que garanta a sua correta identificação e rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento. Portanto, é muito importante escolher o sistema de impressão mais adequado. Nesse caso, a tecnologia UVLED é a que oferece maior confiabilidade.

 

uv-lâmpada-led-tecnologia-industrial

O que é um processo de esterilização ou autoclave?

Nos processos de esterilização ou autoclavagem, os produtos são submetidos a altíssimas temperaturas, que eliminam qualquer microrganismo prejudicial à saúde, incluindo vírus, bactérias e fungos. Portanto, a marcação desses produtos deve resistir a condições extremas sem que sejam alteradas.

 

 codificação-instrumentos-dentários-dentistas

 

A autoclave é um dispositivo desenvolvido para esterilizar ferramentas destinadas a entrar em contato com o corpo, que podem ir desde as utilizações em um salão de beleza ou estúdio de tatuagem até instrumentos odontológicos e cirúrgicos. Para os setores médicos, veterinário, farmacêutico e cosmético, a esterilização é uma prática básica que afeta instrumentos não descartáveis.

 

 

Os produtos alimentícios também são autoclavados, como recipientes para enlatados feitos de vários materiais (metal, vidro, plástico) e certos produtos industriais, como madeira para construção.

código-de-barras-caixa

 

A autoclave realiza uma reação industrial, um cozimento ou uma esterilização a vapor. A pressão elevada permite que a água ultrapasse 100°C. A ação conjunta do calor e do vapor destrói os microrganismos que estão lá dentro.

 

Impressão UVLED de produtos sujeitos a esterilização

A codificação e marcação dos produtos que devem passar pelo processo de esterilização representam um desafio para os fabricantes, que devem garantir que as informações impressas resistam às condições de temperatura, pressão e umidade dos tratamentos subsequentes.

 

O método de impressão mais adequado nesses casos é UVLED, uma tecnologia limpa que proporciona uma fixação instantânea da tinta base UVLED  em todos os tipos de substratos, e com grande resistência térmica.

 

Na UBS, desenvolvemos tinta UVLED de baixa migração estabilizada para processos de congelamento e autoclavagem. Ela é projetada especificamente para alcançar a eficiência máxima de nossas máquinas da TJX Series, especializadas em impressão de produtos primários.

 

impressão-de-alta-resolução-em-qualquer-superfície

 

Vantagens da impressão de tinta UVLED de cura instantâneacurado instantáneo

A impressão com tinta UVLED oferece inúmeras vantagens em relação a outras tecnologias de marcação. Entre eles estão:

  • Fixação instantânea em todos os tipos de substratos. Oferece os melhores resultados em superfícies porosas e não porosas, como vidro, plásticos, materiais pintados, papel, papelão, madeira ou metal. Recipientes de vidro como ampolas e frascos, tão comuns na indústria farmacêutica e que precisam ser esterilizados, representam um desafio que a tecnologia UVLED resolve com grande eficiência.

  • Produtividade. A cura instantânea elimina tempos de espera e também evita operações adicionais de adesão, o que melhora a produtividade e garante a qualidade ideal das informações impressas.

  • Economia. Os sistemas UVLED consomem muito pouca energia e não necessitam de manutenção, pois têm uma vida útil muito longa.

  • Versatilidade e personalização. O equipamento de impressão TJX UVLED se adapta a qualquer linha de produção. Na UBS somos especialistas em atender as necessidades específicas de nossos clientes.

  • Sustentabilidade. A cura UVLED não gera ozônio ou componentes orgânicos voláteis (VOC) e não produz odores. Respeita o meio ambiente e é seguro para a saúde dos operadores.

 

 

 

 

Quer saber mais sobre os sistemas de cura UVLED ?

Visite esta seção

 

 

 

Sistemas de cura UBS UVLED para qualquer superfície

Na UBS, trabalhamos constantemente para melhorar nosso equipamento de impressão com tecnologia UVLED , adaptando às demandas do mercado e às necessidades específicas dos clientes.

  • Nossos sistemas de cura instantânea com UVLED são equipados com o exclusivo sistema de segurança integrado On Board Security System (OBSS), que evita o deslumbramento dos operadores na linha.

  • Desenvolvemos a tecnologia PWM de pulso modulado que se adapta ao poder de cura em velocidades variáveis. Desta forma, evitamos danificar o produto em caso de parada inesperada da linha de produção.

  • Oferecemos dois modos de operação: sincronizado com a cabeça de impressão (TTL) ou autônomo (o tempo de ativação é configurável).

  • Utilizamos sistema de refrigeração de ar.

  • Otimizamos o consumo de energia.

 

As impressoras UBS são equipadas com sistema de cura UVLED para produtos primários que são representados pela TJX UVLEDNós convidamos você a vim conhecer o nosso produto.

 

 

 

 

 

Você acha interessante? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Sucesso da codificação: A grande importância do serviço técnico de qualidade

Nosso serviço técnico é um dos ativos mais valiosos do UBS, neste artigo explicamos o porquê.

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.