Consolidação inteligente da cadeia de suprimentos

A Inteligência da Cadeia de Suprimentos está revolucionando a forma tradicional de como o ciclo de vida de um produto foi desenvolvido, desde seu nascimento até sua chegada ao cliente final. A incorporação de tecnologias em evolução contínua, como Internet das Coisas (IoT), a big datainteligência artificial o aprendizado automático, a análise avançada de dados, ou o blockchain, está possibilitando a otimização e automação de processos, e a consequente redução de custos e melhoria dos serviços.

 

 

Todas as operações envolvidas em uma cadeia de suprimentos inteligente estão interconectadas. Se produz um fluxo contínuo de dados que, quando tratados através do modelo digital, possibilitam a melhoria dos processos físicos. O elemento central é o produto que deve chegar às mãos do consumidor, e o objetivo, responder satisfatoriamente ao que ele espera em termos de prazos de entrega, qualidade, informação e experiência do usuário.

interconexão-de-dados-de-linha-de-produção

Gerenciamento das embalagens na cadeia de suprimentos inteligente

Neste caminho, embalagem desempenha um papel fundamental, pois é o suporte que, através da marcação e etiquetagem, transfere todas as informações para o cliente e oferece o retorno dos dados necessários para melhorar os processos.

 

Que a cadeia de suprimentos esteja em conformidade com a entrega em tempo das mercadorias, completamente, sem erros e a custo mínimo não é mais suficiente. O imediatismo e a diversidade de canais disponíveis ao consumidor devem ser refletidos da mesma forma em maior agilidade na entrega e em uma rastreabilidade de produto que facilita conhecer em detalhes todo a seu percurso.

 produto-identificação-produção-processo

Os conhecimentos adquiridos através da cadeia de suprimentos digital ajudam a antecipar possíveis problemas ou oportunidades e capitalizá-los. Assim, os provedores de soluções incorporaram tecnologias em seus aplicativos para atender às necessidades dos clientes. É o caso dos sistemas de identificação de embalagens oferecidos pela UBS, com aplicações personalizadas que integram processos de big data, análise e gerenciamento avançados de impressoras Inkjet e sistemas de impressão automática e aplicação de etiquetas em tempo real em uma plataforma virtual. Tudo isso, juntamente com a experiência do cliente, resulta na obtenção das informações necessárias para uma melhor tomada de decisão.

 

Está tudo na codificação impressa na embalagem primária ou secundária, e no rótulo da embalagem secundária ou terciária. A gestão dessas informações, juntamente com o bom funcionamento dos processos logísticos de armazenagem e transporteconstituem na chave para o sucesso da cadeia de suprimentos inteligente.

 

 

 

 

Você se interessou por este artigo? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

 

Que processos a tecnologia inteligente afeta?

  • Planejamento e agendamento de manufatura

As indústrias usam algoritmos de aprendizado de máquina para aproveitar as valiosas fontes de dados disponíveis para melhorar os processos de planejamento e agendamento de fabricação. Os sensores inteligentes fornecem dados que auxiliam no encaminhamento automático de produtos para locais de trabalho, bem como feedback em tempo real para os planejadores.

 

  • Gestão de Ativos

 gestão-de-armazéns-industriais

 

 

IAM (Identity and Access Management), fornece uma representação digital detodos os computadores com direitos compartilhados seguros e controláveis entre parceiros de negócios. O objetivo é maximizar a produtividade dos ativos, garantir a segurança das operações e reduzir custos.

Cobre todo o ciclo de vida dos ativos. Graças ao design de gêmeos digitais, o ciclo de vida é monitorado em um circuito fechado onde o feedback recebido dos clientes é processado.  Isso desencadeia a detecção de problemas antes que eles se tornem críticos. O fluxo contínuo de dados e sua análise utilizando inteligência artificial permitem diagnósticos remotos e manutenção preditiva de equipamentos.  

 

  • Frotas conectadas para logística digital

Os veículos conectados permitem que as empresas ajustem os embarques e otimizem rotas com base nas condições climáticas e de tráfego em tempo real. Dessa forma, a produtividade é aumentada, a velocidade nas entregas e a transparência da frota é melhorada graças ao fluxo contínuo de dados.

 

  • Automação de armazém

O uso de Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS) ou realidade aumentada para classificação e embalagem está agilizando as atividades de armazenamento, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo entre as mercadorias saindo da prateleira e entregando.

 

Ao integrar veículos guiados automatizados em armazéns com ERP e MES, os fabricantes podem gerenciar melhor os níveis de estoque e melhorar o lead time. Isso garante que as mercadorias entrem em cada fase de operação no momento certo e o tempo de inatividade seja minimizado.

 

  • Modelos de negócios pago por uso

Os fornecedores, especialmente no setor industrial e de fabricação de componentes, começaram a oferecer o pagamento por uso de equipamentos, software e serviços digitais. Graças ao aprendizado automático , o trabalho bem feito é um fator na recomendação de clientes de baixo risco no âmbito deste modelo de pagamento por resultados.  Os preços são gerados automaticamente com base no risco apresentado pelo cliente e nos custos operacionais (instalação, transporte, consumíveis, etc.). A solução tecnológica aprende a cada novo contrato e corrige erros, fomentando assim a parceria entre fabricantes e clientes.

 

  • Manutenção preditiva

Com a tecnologia certa, os dados coletados pelos sensores IoT podem ser analisados em tempo real para que as empresas fornecedoras aconselhem os clientes na otimização do uso de seus equipamentos.  Os contratos de serviço e a resolução de incidentes remotamente podem ser melhorados através de análises preditivas, aprendizado de máquina e gêmeos digitais que antecipam problemas de hardware ou software. Além disso, a realidade aumentada avançada possibilita melhorar as atividades de manutenção, fornecendo, por exemplo, instruções de reparo através de dispositivos móveis.

 

  • Gêmeos digitais em IoT como a espinha dorsal da cadeia de suprimentos inteligente

 paletes-com-etiqueta-de-transporte

 

 

Gêmeos digitais coletam informações em tempo real durante todo o ciclo de vida de um produto ou serviço. Eles entendem como são usados e funcionam em condições reais, uma vez que chegam aos consumidores, de modo que o fluxo de dados é crucial para tomar decisões sobre atualizações de produtos e complementos.

Sistemas de gestão de UBS

Convencidos dos enormes benefícios que a automação da cadeia de suprimentos traz, na UBS somos especialistas na integração de sistemas para a gestão da rotulagem, codificação e marcação em linhas de produção adaptadas aos nossos clientes.  Somos fabricantes dos melhores equipamentos de impressão e software de controle.

 

Através do UBS LabMan, nosso sistema de gestão, identificamos os produtos de diferentes linhas, gerenciamos filas de impressão e integramos e centralizamos os dados com o ERP/MES do cliente para formar e gerar os rótulos de cada unidade logística, que incorporam todas as informações necessárias para o armazenamento correto, transporte e rastreabilidade dos produtos, de acordo com as recomendações e regulamentos da GS1 internacional.

 

ubs-labman-warehouse-data-management-software

 

 

 

 

A consolidação da cadeia de suprimentos é importante para você?

Fale com nossos especialistas

 

 

 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

Quais tintas os equipamentos UBS usam? - Tudo sobre tintas ECO

Eco-friendly, eco-solvente, tintas à base de plantas... Qual a diferença e o que a UBS utiliza em seus equipamentos? Vamos te explicar abaixo.

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.