Os métodos de impressão mais adequados para cada material

A cadeia de suprimentos lida diariamente com uma infinidade de produtos cujo destino é o linear das lojas. Cada um deles é embalado e codificado para garantir sua proteção e sua identificação e rastreabilidade corretas. A escolha da embalagem e a solução de marcação são decisões fundamentais, pois assim como há um material mais adequado para proteger cada mercadoria, há um tipo de impressão mais eficiente para cada material. 

Os sistemas de marcação UBS

Nossos sistemas Thermal Inkjet TJX Series, para produtos primários com tintas à base de água, solvente ou UVLED, Inkjet APLINK,  para secundário, com tintas à base de óleo ou UVLED (livre de óleo mineral), oferecem melhor qualidade de impressão em uma ampla gama de substratos. A UBS trabalha em soluções personalizadas para se adaptar perfeitamente às demandas dos clientes. As impressoras se integram facilmente em qualquer linha de produção, imprimem em alta resolução e requerem pouca manutenção.

 

Vamos revisar abaixo os tipos mais comuns de materiais em embalagens e os métodos de impressão mais adequados para cada um.

 

 

 

 

Não tem certeza de qual método de impressão é melhor para o seu negócio?

Entre em contato com nossos especialistas

 

 

 

 

A marcação de materiais laminados

 

Os Materiais laminados plásticos, como polietileno (PE) e tereftalato de polietileno (PET), e papel alumínio são a maioria em embalagens palitoum dos formatos de embalagem mais comuns entre os produtos primários. São recipientes flexíveis, com dosagem precisa, que otimizam o uso de matéria-prima e, portanto, são muito finos. Neste caso, tanto a tinta solvente quanto o UVLED são uma solução recomendada. Deve-se ter em mente que para evitar que a impressão seja danificada pela falta de tempo de secagem durante o processo, a solução indicada é tinta UVLED, pois a mensagem é impressa e curada instantaneamente, com precisão imbatível.

 
 
pacote-de-bastões-de-plástico-com-codificação-direta
 

 

Impressão em papelão

O papelão é a matéria-prima de um grande número de recipientes. Para papelão fino usado em embalagens de consumo, a marcação TJX (à base de água se porosa, solvente ou UVLED se não porosa) garante a rastreabilidade de alta velocidade necessária para produtos primários. Na indústria farmacêutica, o produto é codificado com códigos 2D na maioria dos casos, algo que nossas impressoras da Série TJX permitem graças à sua impressão de alta resolução. 

 

 etiqueta-de-código-de-barras-caixa-de-papelão

 

papelão ondulado poroso é o material mais utilizado na indústria de embalagens secundárias. Caixas de papelão são usadas para embalar todos os tipos de produtos, e existem vários métodos de marcação possíveis. Um dos mais difundidos é o flexográfico, mas a impressão direta é a mais prática. O Jato detinta de alta resolução com tinta à base de óleo garante os melhores resultados.

 

 

Quando se trata de caixas acetinadas, comunsem embalagens de massa, caixas de garrafas de vinho ou produtos cosméticos, a impressão direta com tinta UVLED é um avanço muito importante na qualidade, flexibilidade e redução de custos.

impressão-código-marcação-caixas-de-cetim

 

Marcação em embalagens plásticas

 

 
equipamento-impressão-lote-data-expiração-garrafa-pet-plástico

A marcação TIJ é a solução mais eficiente para uma grande variedade de embalagens plásticas. O PET é o principal material utilizado em bebidas e garrafas leiteiras, bem como na embalagem de produtos de limpeza domiciliar. Nosso TJX SERIES garante qualidade e codificação durável. O mesmo vale para filmes, multicamadas, folhas revestidas e termoencolhíveis que são utilizadas como materiais de barreira para embalagens de alimentos assépticos; e com plásticos thermoencolhíveis para envelopes de quatro soldadas, com os quais produtos granulados, líquidos ou em pó são embalados sem dosagem precisa.

 

 

 

Bandejas de plástico thermoencolhíveis são as embalagens habituais em alimentos frescos que requerem conservação a uma temperatura controlada. O normal para sua codificação é aplicar um rótulo e imprimir as informações necessárias sobre ele, que o sistema TIJ resolve efetivamente.

impressora-lote-codificação-bandejas-plásticas
 
 
marcação-sistema-vidro-frascos-ampolas

 

 


A Thermal Ink Jet  também é adequado para marcar recipientes metálicos para produtos cosméticos e de limpeza doméstica, codificando as tampas plásticas de forma clara e permanente, mesmo em elevadas cadências. Assim mesmo resolve operações tão delicadas quanto a impressão em frascos e ampolas de vidro, comuns na indústria farmacêutica, mesmo tendo que submetê-las à esterilização autoclave.

 

 

Na marcação de recipientes plásticos para a indústria química, a impressão TIJ com tinta UVLED compete com outras tecnologias primárias de codificação de embalagens, como tecnologia laser, CIJ ou TTo. Além da qualidade do acabamento, a cura do UVLED tem vantagens tão importantes como facilidade de instalação, economia no consumo de energia e sem manutenção.

 
industrial-máquinas-de-marcação-recipiente-plástico

 

O domínio dessa tecnologia limpa é um dos principais valores diferenciais da UBS. Somos fabricantes de todos os componentes de nossos sistemas de impressão, bem como o software de controle, o que nos permite propor soluções que proporcionem vantagens competitivas aos nossos clientes.

 

Impressão com tinta UVLED

 impressão-direta-máquina-caixas-bandejas-poliestireno

 

A impressão com tinta UVLED, tanto em produtos primários quanto secundários, é um avanço em termos de qualidade e otimização de custos.  É a melhor solução para a marcação de um material tão exigente quanto o vidro, ou o em filme plástico com o qual as embalagens de encolhimento são formadas. Em bandejas e caixas de poliestireno expandido (EPS), mais comumente utilizadas para a conservação e transporte de peixes, a cura UVLED permite a impressão direta de logotipos e imagens com excelente qualidade.

 

 

É também o sistema mais adequado na codificação de plásticos extrudados, pois oferece contraste muito bom, cura imediata e marcação durável; e madeiras laminadas para a indústria moveleira, devido à economia de custos associada. 

industrial-marcação-madeira-laminada

 

Em fibras de celulose e polímeros, a tinta UVLED de nossas impressoras Inkjet melhora muito o desempenho da impressão e flexografia da almofada para a marcação de superfícies com logotipos e imagens.

 

 metais-tratados-com-marcação-direta

 

Os metais tratados para a indústria automotiva são superfícies complexas que exigem métodos rígidos de codificação. A tinta UVLED geralmente é uma boa solução, e se a marcação deve suportar escoriações externas, nossos equipamentos de aplicação e impressão de etiquetas da série APL funcionam com materiais plásticos especiais de grande resistência.

Jato de tinta de duas tintas: impressoras APLINK MRX Bicolor

 

Para impressão em superfícies porosas de embalagens secundárias na indústria química que devem estar em conformidade com o regulamento Reach, CLP, a UBS desenvolveu as impressoras APLINK MRX Bicolor. Elas imprimem em duas cores, de modo que estão preparados para marcar pictogramas, de acordo com regulamentos europeus e normas internacionais, que informam sobre as precauções a serem tomadas no manuseio da mercadoria.

pictogramas-de-impressora-de-codificação-de-duas-cores

 

Graças ao desenvolvimento de software de impressora e criação de etiquetas, o MRX Bicolor pode combinar até 4 cores diferentes no mesmo rótulo.

 

Jato de tinta para impressão em gesso laminado e paletes de madeira

Uma das aplicações industriais com maior exigência de robustez na marcação é o gessolaminado, amplamente utilizado na construção. Jato de tinta à base de óleo é a melhor resposta. Nossa Série MRX APLINK incorpora uma placa protetora para a cabeça piezoelétrica, que evita a deterioração e garante uma boa estabilidade.

 impressora-a-jato-de-tinta-impressão-direta-palete-de-madeira

 

Inkjet também é a melhor solução na marcação de paletes de madeira. Tradicionalmente marcada por fogo por cunhas, a codificação direta com a série APLINK MRX permite maior velocidade de produção, sem paradas de linha, mudanças de formato muito simples, consumo de energia muito menor e baixa manutenção. Além disso, nossas tintas à base de óleo estão livres de óleos minerais, o que contribui para o cuidado com o meio ambiente.

 

Você trabalha com outros materiais? Você precisa de uma solução específica que não contemplamos neste artigo? Convidamos você a entrar em contato conosco,  e estudaremos seu caso em detalhes.

 

 

 

 

 

Você acha interessante? Inscreva-se em nossa Newsletter!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

Quais tintas os equipamentos UBS usam? - Tudo sobre tintas ECO

Eco-friendly, eco-solvente, tintas à base de plantas... Qual a diferença e o que a UBS utiliza em seus equipamentos? Vamos te explicar abaixo.

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.