Soluções de marcação UBS para a indústria agroalimentar

Todos os produtos que entram na cadeia de abastecimento devem ser codificados e incluir as informações legalmente exigidas para garantir que foram corretamente processados ​​e cumprem todas as garantias de qualidade. As soluções de marcação para a indústria agroalimentar são diversas, por isso é fundamental escolher a que melhor se adapta às características do produto. Com 25 anos de experiência e desenvolvimento de tecnologia própria de impressão e etiquetagem, na UBS estudamos cada caso e propomos a solução mais eficiente.

 

Controles de qualidade mais rígidos para proteger a saúde dos consumidores e o desenvolvimento de tecnologias para agilizar as operações na cadeia de suprimentos simplificam o caminho desde o nascimento do produto até a chegada nas mãos do cliente final. Mas esta simplificação requer processos mais complexos tecnologicamente falando. Processos mais eficientes e precisos que garantem a rastreabilidade de cada unidade, e que nem todos os fornecedores estão em condições de oferecer.

 

O fato de sermos fabricantes dos nossos próprios equipamentos e de desenvolvermos o software que os valoriza, permite-nos desenhar aplicações à medida de cada cliente. Nossa garantia de qualidade está no suporte contínuo. Ouvimos e propomos, e cada proposta vem acompanhada da amostra de impressão física, até que você encontre o ajuste exato.

Na indústria agroalimentar, desenvolvemos soluções de concreto para embalagens de alimentos processados, bebidas e laticínios, além de alimentos frescos. Vamos examiná-los.

agro-indústria-cadeia-produtiva-agro-alimentar

Codificação de alimentos processados

Os tipos de embalagens dos alimentos industrializados são diversos e para todos eles a UBS possui uma solução adequada de marcação e codificação. O stick pack, uma embalagem flexível feita de material laminado que protege o conteúdo da umidade, oxidação e da luz, pode ser marcado, além da tinta à base de solvente, com a tecnologia UVLED de nossas impressoras TJX. A mensagem é impressa e curada instantaneamente, caso indispensável nas situações em que após a impressão o produto é lavado ou manuseado imediatamente após a impressão.

 

Os Jatos de Tinta Térmicos da Série TJX são a solução ideal para embalagens de consumo, que podem incluir um número de lote, data de validade, código de barras e logotipo. A impressão é permanente e com alta qualidade, já que os nossos equipamentos trabalham em alta resolução.

 

O sistema LEDUV também é a melhor escolha para garrafas e potes de vidro. Em superfícies não porosas ou acetinadas, e especificamente em um material tão exigente como o vidro, o UVLED é a tecnologia que oferece um melhor acabamento.

 

A marcação em sacos


Para codificação em sacos, a UBS recomenda as impressoras jato de tinta de alta resolução da Série APLINKque imprimem todos os dados necessários, incluindo logotipos e imagens, diretamente na superfície de plástico ou papel. Uma alternativa à impressão direta é a etiquetagem. Neste caso, o equipamento da Série APL imprime e aplica etiquetas autoadesivas de diferentes materiais na área necessária da bolsa.

 máquina-codificadora-de-saco-de-papel-plástico
 

 

A marcação de embalagens embaladas 


Um tipo de embalagem muito difundido é a embalagem termoencolhível, pois permite que se adapte ao conteúdo e forme os pacotes. Rótulos de equipamentos da série APL 3500 de acordo com os regulamentos GTIN a uma taxa de até 180 pacotes por minuto. Se eles forem fornecidos com uma bandeja inferior de papelão ondulado, ela pode ser codificada durante o processo de formação com a Série APLINK. Se por outro lado, a impressão for feita após formar e encolher o pacote, a melhor solução é a tinta LED UV.

 etiquetadora-automática-para-embalagens-plásticas-retráteis

 

A marcação de caixas de papelão ondulado

 


caixa de papelão ondulado é a embalagem mais utilizada no mundo. Para impressão direta neste material poroso, a série APLINK representa um grande avanço em relação à impressão flexográfica tradicional. Se a marcação for feita por etiquetagem, a Série UBS APL é a ferramenta ideal.

 caixa-sistema-de-impressão-de-barras
 

Quando o papelão na caixa não é poroso, os UVLED APLINK superam em muito os benefícios dos sistemas tradicionais: imprime diretamente na superfície, com cura instantânea, proporcionam flexibilidade nas mudanças do formato de linha, reduzem a complexidade operacional da rotulagem e, portanto, economiza custos.

 

 

 

 

Quer saber mais sobre a codificação de alimentos processados?

Visite esta seção

 

 

 

Codificação para bebidas e laticínios

Já discutimos a marcação de garrafas de vidro, embalagens de consumo, embalagens retráteis e caixas de papelão. Em relação à marcação de bebidas e laticíniosnos referiremos a garrafas PET e embalagens assépticas, para as quais a UBS oferece soluções específicas.

 

 

 

PET (Polietileno Tereftalato) garrafas sofrem variações na sua composição para reduzir o uso de plástico, bem como no aparecimento e na criação de formas versátil. Em qualquer caso, as impressoras da série TJX resolvem as necessidades de codificação com identificação de alta qualidade, permanente, visível e clara.

 máquina-com-data-de-validade
 

 

Os TJX também são a melhor solução para embalagens assépticas, cujo uso está em alta entre laticínios, sucos, sopas e na alimentação infantil.

Codificando alimentos frescos

Além das caixas de papelão, as embalagens específicas para alimentos in natura são bandejas plásticas termo formadas e caixas de poliestireno expandido (EPS). Nas bandejas, onde o produto alimentício é protegido por um filme plástico, a identificação mais adequada é por meio de uma etiqueta autoadesiva que contém todas as informações necessárias para sua correta rastreabilidade. Além disso, a manutenção da rede de frio deve ser levada em consideração, de forma que o acondicionamento e a marcação subsequente devem ser realizados em ambiente refrigerado. Os equipamentos da série UBS TJX atendem às demandas de um processo tão delicado.

 

 

 

Quanto às caixas EPS, as embalagens mais utilizadas para o transporte de peixes, os sistemas LEDUV APLINK oferecem a melhor qualidade de impressão na superfície, incluindo logotipos e imagens.

 máquina-de-impressão-de-data-de-embalagem-de-carne
 

Marcação de pallets usando o sistema APL 8000 Series

Cada linha de codificação de produtos alimentícios leva à paletização de caixas para distribuição. É um momento crítico, pois um erro na rotulagem dos paletes impediria sua correta rastreabilidade e, portanto, graves danos à marca.

 

 

 

 

A solução desenvolvida pela UBS é a série APL 8000um sistema de impressão e aplicação de etiquetas em tempo real projetado para atender aos padrões de identificação GS1-128 e às recomendações internacionais GS1 para etiquetagem de paletes. Além disso, é compatível com todos os mecanismos de impressão OEM do mercado.

 

 
 
 
Máquina-de-rotulagem-de-paletes-APL
 

 

 

A série APL 8000 aplica etiquetas em até três lados e sua flexibilidade permite que seja adaptada aos requisitos de alta velocidade. Graças ao controle através de uma interface PLC, é facilmente integrável em diferentes linhas de produção e paletização, utilizando sinais de sincronização e alarmes opto-isolados.

 

Qualquer que seja a necessidade de codificação, marcação e rotulagem de produtos alimentícios, o UBS tem a resposta certa, graças a uma ampla variedade de soluções eficientes, sustentáveis ​​e inovadoras. Você tem uma necessidade diferente das contempladas aqui? Convidamos você a entrar em contato e nos perguntar.

 

 

 

 

 

Achou interesante? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

Quais tintas os equipamentos UBS usam? - Tudo sobre tintas ECO

Eco-friendly, eco-solvente, tintas à base de plantas... Qual a diferença e o que a UBS utiliza em seus equipamentos? Vamos te explicar abaixo.

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.