Características e construção de códigos de barras

O código de barras consta de duas partes diferenciadas: o código e o símbolo.

 

  • A Codificação: consiste na atribuição de uma série de caracteres numéricos ou alfanuméricos a uma unidade. No caso de realizar uma codificação baseada no padrão GS1, a codificação em uma série de números únicos, globais e não duvidosos.

  • A Simbologia: consiste em um método específico de representar características numéricos ou alfabético em forma de código de barras.

Normativa GS1 de codificação

A Normativa GS1 de codificação se base no princípio de não tem de ter dívida que estabelece que cada variante de ártico deve ter em código único que o identifique simples que a variação é evidente e significa a qualquer interlocutor da cadeia de fornecimento, principalmente o consumo final.

O código que vá a identificar os diferentes formatos e agrupações de unidades comerciais se conhece como código GTIN (Global Trade Item Number) o Número Global de identificação de Artigos.

O código GTIN (Global Trade Item Number) o Número Global de identificação de Artigos é uma numeração única, universal e não duvidosa usada para identificar qualquer unidade comercial da que são necessidade de recuperar informação predefinida e pode ser valorizada, pedida ou faturada em qualquer ponto da cadeia se superfícies.

Mediante os padrões GS1 de codificação também é possível identificar localização de armazém, faturas, guias de remessa, pedidos, pessoas, etc.

 

NOTA: Das unidades comerciais distintas não podem identificar-se com os mesmos códigos GTIN e uma mesma unidade não pode identificar-se com mais de um GTIN.

ATENÇÃO: O processo de assinar o código GTIN a um produto é o proprietário da marca comercial do mesmo.

 

Simbología standard GS1

Simbolizar é representar graficamente, em barras e espaços ou mediante códigos bidimensionais, o código GTIN assinado ao produto. Das corretas características do símbolo dependerá a eficácia da leitura. A continuação, se indicam as simbologias padrão GS1 existentes:

  • Simbologia GTIN-13
  • Simbologia GTIN-14
  • Simbologia GS1-128
  • Simbologia GS1 Datamatrix

Saiba mais sobre estas simbologias

 

 

Guia de iniciação a codificação

Pasos para uma correta codificação de productos e agrupações 

Criação de um catálogo

a) Criação de uma referência interna. Não importa seu comprimento, nem se alfanumérico. Quando mais esclarecedora seja para sua empresa, melhor. A hora de criar um catálogo se devem ter em conta todos os níveis de agrupação nos que estes produtos sejam suscetíveis de ser comercializados. (Ilustração: exemplo de um catálogo com 3 colunas: referentes internas, descrição e GTIN).

 

b) Adicionar uma segunda coluna com a descrição do produto. Isto facilitará a seus interlocutores o conhecimento de seus árticos.

 

c) Uma vez realizado o exercício anterior, o seguinte passo é proceder a codificação de todos os árticos contidos no catálogo da empresa mediante a atribuição de um GTIN.

 

creacion_catalogo_ES

 

 

Atribuição de um GTIN

O GTIN se obtém completando o Código de Empresa atribuído por AECOC com um número sequencial e a continuação calculando o Digito de Controle. Não se deve utilizar a referência interna para completar o GTIN de Empresa, já que dar significado ao código reduzirá as possibilidades de codificação.

 

 

Unidade de Consumo: Os produtos cujo destino seja o ponto de venda ao detalhe, é decidir, as Unidades de Consumo, sempre deveram estar codificadas mediante um GS1-13.

Agrupações: As agrupações de produto poderão identificar-se mediante um código GTIN-13 distinto ao da unidade contida, ou bem mediante um código GTIN-14. Ambas opções são corretas dentro da Norma GS1 de Codificação.

 

 

asignacion_GTIN

 

 

Calculo do digito de controle

O GTIN-13 estará completo adicionando o Dígito de Controle (AECOC facilita em sua página web uma aplicação para realizar seu cálculo). Também, junto com a documentação de alta, receberá uma aplicação para realizar dito cálculo. Realizar manualmente o processo de cálculo também é muito simples; basta com seguir três passos:

 

 

a) Se numera o código de direita a esquerda, se multiplicam os dígitos que ocupam posição par por 1, e por 3 dígitos que ocupam posição ímpar.

b) Se soma os valores dos produtos obtidos.

c) Se busca a dezena superior ao resultado da soma anterior e se restam estes dois valores. Os resultados obtidos é o dígito de controle.

 

 

calculo_digito_control

 

 

Troca de código

O GTIN deve trocar-se sempre que existam:

  • Troca de atributos (tamanhos, cores, sabores, etc.)
  • Troca de dimensões.
  • Troca de peso.
  • Em múltiplas.
  • Em produtos cujo recipiente ou embalagem há trocado fisicamente.
  • Em produtos modificados em fórmula ou composição sendo dita troca percebido por o consumidor final.
  • Adicionar que modifiquem as dimensões.
  • EM variantes promoções.

 

A codificação de agrupações

Uma agrupação é um conjunto de unidades de consumo cuja função é facilitar a manipulação destas, tanto no que se refere aos envios, como aos processos de entrega, recepção, etc.

 

Todas as agrupações podem ser separadas nas unidades de consumo que as formam.

 

É correto identificar uma agrupação assinando um código GTIN-13 que identifique a mesma, distinto ao da unidade de consumo que contem.

 

Também é possível identificar a agrupação mediante um código GTIN-14. Este se obtém adicionando adiante do GTIN-13 da unidade de consumo uma Variável Logística.

 

A variável logística é o dígito situado a esquerda do código GTIN-14 da unidade de consumo.

 

Os valores que pode tomar estão entre o 1 e o 8, ambos inclusive.

 

codificacion_agrupaciones

 

IMPORTANTE: Não se pode utilizar o “0” posto que o código da agrupação se confundira com o da unidade de consumo. E não se pode usar o 9 já que está reversado para a codificação de árticos de peso variável.

Por último, deve ter em conta que o valor do dígito de controle do novo código trocará.

 

NOTA: O GTIN-14 era conhecido anteriormente como EAN-14 ou DUN-14. O ITF 14 é a representação gráfica, símbolo ou dígito do código GTIN-14.

 

Identificação de características

O GS1-128 permite completar os códigos anteriormente citados (GTIN-13 e GTIN-14) com informação ou características relativas ao produto (número de lote, data de qualidade, produção, embalagem, etc.) de uma modular e padronizado, mediante os Identificadores de Aplicação (IA’s).

 

Application-Identifier-en

 

Os identificadores de aplicação são um número prefixos criados para dar sentido elementos de dados padronizados inequívocos que estão localizados abaixo. Cada prefixo identifica o significado e formato dos dados que seguem uma forma internacionalmente padronizada.

 

Uma característica destes IA é a possibilidade de juntar mais de uma informação nele, ou seja, a possibilidade de ligar diversas informações em um único código, criando uma cadeia com todas as informações necessárias.

 

Uma aplicação prioridade do GS1-128 no setor de consumo é a sua utilização para rastreamento ou monitoramento de produtos através da identificação única de cada unidade de embalagem ou expedição através de número, IA (00), também conhecido como o Serial Shipping Container código (SSCC) ou Unidade Serial código Shipping.

 

 
SSCC_matricula_paleta
 
 
 
 
 

 

O SSCC é um numero do pallet que atua como um número de série para identificar o pallet.

 

Sua validade é por um ano a partir da data de emissão do pallet. A combinação do SSCC e a mensagem EDI Aviso de Despacho (DESADV) proporciona a empresa de todas as informações necessárias para rastrear os seus produtos.

 

 

 

Alguma dúvida sobre como codificar os produtos?

Contate agora

 

 

 

Simbolização GTIN

Simbolizar é representar graficamente em barras e espaços, o código atribuído ao produto.

Uma leitura correta na primeira tentativa de leitura depende das características com que o símbolo foi gerado.

A seguir, são apenas as características mais gerais e comuns a considerar:

 

El símbolo GTIN-13

 

Principais pontos a considerar ao fazer um símbolo GTIN-13:

  • Dimensões.
  • Margens certas.
  • Cores.
  • Posição.
  • Qualidade de impressão.
 
simbolo_gtin-13
 

 

 1. Dimensões

 

dimensiones_gtin

O tamanho de um símbolo GTIN é determinado por três fatores: o tipo de impressão, o substrato sobre o qual é impressa e o ambiente de leitura. 

 

Escolha o tamanho do símbolo com base no desenho do pacote é um erro que pode causar não-leitura do mesmo.

 

As dimensões da tabela são destinados a unidades de consumo e referem-se ao espaçamento entre os sinais.

 

 

2. Margens certas

 

As dimensões acima incluem as margens certas, espaço reservado, os espaços em branco antes e depois do início e fim das barras símbolo GTIN.


É obrigatório respeitar esses espaços.


O fato de invadir essas margens com texto, ilustrações, etc., ou coloque o código muito perto do canto do recipiente irá impedir a leitura correta do código.

 

 

3. Cores

 

Podem ser usados qualquer combinação de cores desde que tenham um contraste adequado pelo scanner. Regras gerais:

  • Sempre barras escuras em fundos claros.
  • Nunca barras em vermelho.
  • Cores metálicas não são recomendados.

 

simbolizacion_colores

 

4. Posição

 

A partir da posição correta do símbolo GTIN dependera a leitura e ergonomia do ponto de trabalho do pessoal de venda.

A posição do mesmo na base do desenho natural do produto é recomendado, vindo este sugerido pela forma do recipiente e os seus gráficos.

Se a base de concepção não está disponível para ser impresso / marcado, o símbolo deve ser colocada na parte traseira de desenho natural, e próximo da base.

O símbolo deve ser impresso em áreas que estão livres de revestimentos, se sobrepõe, dobras ou curvas apertadas com menos de 5 mm.

Se o produto é embalado em uma "embalagem aleatória" (um em que o recipiente tem nenhum registo de corte), é necessário garantir que o símbolo completo aparece na embalagem. Por um símbolo perto da borda de um produto coberto por uma vedação de calor dobra sobre uma superfície irregular, etc. aumenta o risco de que este código não possa ser lido correctamente.

 

5. Qualidade de impressão

 

As variações na largura das barras são devido a procedimentos de impressão imprecisas ou o uso de film-maestro fora da especificação ou não preparados pelo tipo de impressão e a superfície na qual o símbolo é para ser realizada.


Isso fará barras grossas ou muito finas que não poderão ser lidas corretamente por um scanner.

 


Símbolo GTIN-14

Principais pontos a considerar ao fazer um símbolo GTIN-14:

  • Dimensões.
  • Posição. (O resto dos pontos -márgens, cores e impressão de qualidade coincidem com os mencionados anteriormente para o GTIN-13)

 

1. Dimensões

 

Como o símbolo GTIN-13, a dimensão do simbolo GTIN-14 deve vir marcado pela qualidade de impressão no ambiente de leitura.

 

dimensiones_gtin14

 

2. Posição

 

Recomenda-se a colocação do símbolo em dois lados adjacentes da unidade de expedição.

As extremidades inferiores das barras do símbolo deve estar a uma distância de 32 mm da base.

A distância mínima entre o símbolo para as bordas verticais do grupo deve ser de 19 mm, incluindo as margens certas.

 

 

Símbolo GS1-128

Normalmente em pallets e usada a etiqueta GS1-128 para processos de rastreabilidade para dar informações adicionadas.

 

O pré-requisito para a etiqueta GS1-128 é que toda a informação apresentada no código de barras deve aparecer como a informação legível por humanos, de modo a facilitar a introdução manual de dados em caso de falha do sistema de leitura, de modo que o operador não tem necessariamente de saber qual é o significado de cada identificador de aplicação.

 

simbolo_g1-128


ubicacion_simbolo_palets

 

 

Colocação do símbolo em pallets:

  • Pallets de alturas menores a 40 cm. O mais alto possível, sem afectar negativamente a largura símbolo e mais de 50 mm a partir da borda vertical, incluindo margens certas.

  • Pallets de alturas maiores do que 40 cm.  A uma altura de entre 400 e 800 mm da base do estrado e mais de 50 mm da aresta vertical, incluindo as margens certas.

 

 

 

 

 

Você achou interessante? INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

Quais tintas os equipamentos UBS usam? - Tudo sobre tintas ECO

Eco-friendly, eco-solvente, tintas à base de plantas... Qual a diferença e o que a UBS utiliza em seus equipamentos? Vamos te explicar abaixo.

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.