HISTÓRIA DA TECNOLOGIA DE CURA UVLED NA CODIFICAÇÃO

Tecnologia de cura uvled para melhorar o processo de codificação

 

Os sistemas de cura UVLED tornaram-se uma tecnologia estendida para corrigir tintas, resinas ou vernizes de forma rápida e eficiente. Esta solução abrange uma ampla gama de aplicações, como tintas, revestimentos ou adesivos. Os sistemas de cura UVLED oferecem uma vida útil muito melhor, custos de manutenção mais baixos, economia de energia significativa e, sem emissões de ozônio ou conteúdo de mercúrio, oferecem uma solução mais sustentável do que as tecnologias tradicionais ou o uso de tintas solventes.

 

Sistema-de-Cura-UVLED-Ubscode

 

 

Como explicamos em nosso artigo As vantagens da impressão pelo sistema de cura de LEDUV, o UVLED permitiu que o mundo da codificação industrial evoluísse para ser capaz de identificar materiais não porosos da maneira mais eficiente, mas primeiro, vamos ser técnicos:

O que é cura UV e como funciona?

A cura uv é um processo fotoquímico de baixa temperatura, de alta velocidade e livre de solventes que usa luz ultravioleta (UV) de alta intensidade para trocar tintas, revestimentos, adesivos ou outras substâncias foto-reativas polimerizando em um sólido instantaneamente fixado no lugar.

 

Ao contrário da secagem, que solidifica a substância por evaporação ou absorção, as substâncias curadas aderem com segurança ao substrato no qual foram aplicadas, com uma profundidade adequada de penetração na superfície, sem serem pegajosas ou escamosas.

tecnologia-de-cura-de-lâmpadas-com-codificação-uvled

 

 

 

Você acha interessante? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

 

 
 

 

Sistemas de cura UV VS. UVLED

Os sistemas de cura UV usam uma variedade de lâmpadas como fontes de luz UV: lâmpadas de arco baseadas em mercúrio que geram luz UV de amplo espectro; e diodos emissores de luz (LEDs) que emitem apenas energia UVA.

 

equipamento-industrial-de-impressão


A cura UV baseada em LED
 oferece todas as vantagens da cura UV tradicional, ao mesmo tempo em que adiciona soluções a muitos dos problemas encontrados com a secagem de calor. Eles incluem liga/desliga instantânea, secagem/cura rápida e uniforme, baixa emissão de calor e baixo consumo de energia. Além disso, o pequeno fator de forma dos LEDs UV torna-os ideais para incorporação em processos ou máquinas com pouco espaço disponível.

 

Quando nasceu a UVLED?

Como acabamos de ver, há dois eventos notáveis na história da evolução dessa tecnologia: o uso da luz ultravioleta no processo para alcançar a cura e a incorporação de LEDs para proporcionar eficiência.

 

Desde o início do século XX, o desempenho da luz ultravioleta evoluiu de uma forma inimaginávelNa década de 1920, por exemplo, descobriu-se que a luz UV seria para eliminar bactérias e mais tarde, entre as décadas de 1930 e 1940, começou a ser usada para a esterilização de salas de cirurgia. Por volta da década de 1960 começou a ser usado para purificar a água, reduzindo drasticamente o número de doenças (um mérito compartilhado com antibióticos, que começaram a ser comercializados alguns anos antes).

 

Processos de cura usando raios ultravioleta (UV) foram usados pela primeira vez na década de 1960 para fixar vernizes em móveis e começaram a ser comercializados nos Estados Unidos em 1970. Em junho do mesmo ano, graças a um desenvolvimento da Sun Chemical, a primeira produção de tintas UV ocorreu e dois anos depois, aproveitando as inovações nesse campo, vários fabricantes de latas se engajaram na decoração metálica usando essa tecnologia de cura.

 

O uso de LEDs para criar luz UV é um processo relativamente novo que muitas empresas ainda estão aprendendo e um marco que podemos atribuir a Asif Khan, pesquisador da Universidade da Carolina do Sul, que, em 2001, conseguiu desenvolver dispositivos LED que emitiam luz ultravioleta, demonstrando que ainda havia espaço para novos desenvolvimentos neste campo.

 

Posteriormente, seu uso se espalhou comercialmente nas artes gráficas, revestimento de madeira, eletrônicos, compósitos, têxteis, vidros, plásticos, produtos domésticos, farmacêuticos e outros mercados.


Em 2007, a United Barcode Systems, desenvolveu e comercializou uma das primeiras lâmpadas de cura UVLED aplicadas ao campo da codificação. O desenvolvimento do UVLED proporcionou uma alternativa aos sistemas convencionais de codificação que empregam tintas solventes e revolucionou as opções disponíveis para impressoras comerciais para secagem de suas tintas, juntamente com a longa lista de vantagens de produção, qualidade, operacional e ambiental que as acompanham.

sistema-industrial-sistema-uv-led-sistema-cura-led

 

 

Codificação industrial e cura UVLED hoje

Hoje, a maioria das impressoras a jato de tinta de cura UV no mercado usam a cura led como a tecnologia de cura padrão, pois avançou para garantir uma cura mais rápida e impressão de alta qualidade, bem como uma melhor produção.


Convidamos você a conhecer mais sobre as vantagens dessa tecnologia no mundo das embalagens através do artigo As vantagens da impressão pelo sistema de cura de LEDUV, o UVLED.

 

impressão-de-alta-resolução-em-qualquer-superfície

 

Da mesma forma, se você tiver necessidades de codificação em superfícies porosas, convidamos você a entrar em contato com nossa equipe para realizar um trabalho de consultoria em busca da opção indicada.

... e lembre-se: o curado é nosso território.

 

 

 

 

 

 

Você precisa codificar em superfícies porosas ou não porosas? Oferecemos-lhe uma consulta gratuita em busca da opção de impressão certa.

SOLICITO UMA CONSULTORIA

 

 

 

  • COMPARTILHAR NO:

Relacionados

O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias e como codificar?

A UBS está introduzindo um novo guia sobre como codificar todos os tipos de embalagens que um produto passa desde sua criação at

Sucesso da codificação: A grande importância do serviço técnico de qualidade

Nosso serviço técnico é um dos ativos mais valiosos do UBS, neste artigo explicamos o porquê.

Newsletter

UNITED BARCODE SYSTEMS, S.L. usamos o controlador de dados para processamento de seus dados com o objetivo de responder à sua consulta ou solicitação. Você pode acessar, retificar e apagar seus dados, e também exercer outros direitos, consultando as informações detalhadas adicionais sobre proteção de dados em nossa Política de Privacidade.